terça-feira, 3 de maio de 2011

Pernambuco decreta estado de alerta, com 20 cidades atingidas pela chuva


Publicada em 03/05/2011 às 11h40
RECIFE - A Defesa Civil colocou o estado de Pernambuco em alerta devido às chuvas dos últimos dias, que causaram alagamentos em 20 cidades. Três rios estão com nível em torno de 2,5 metros acima do normal - Una, Capibaribe e Mundaú. Famílias estão sendo retiradas de áreas de risco em vários municípios. Nesta terça-feira, moradores de Palmares, na Mata Sul pernambucana, já começam a deixar suas casas. Vários bairros estão alagados por conta da água do Rio Una, que subiu e atingiu a cidade. Comerciantes estão esvaziando as lojas, para evitar prejuízos. O Rio Pirangi também transbordou e invadiu ruas da cidade de Catende.

Em Camaragibe, quatro pessoas ficaram feridas em um deslizamento, entre elas uma criança de um ano. A cidade tem 144 mil moradores e 30% dessas pessoas vivem em áreas de morro. Desde a última quinta-feira, quando as chuvas se tornaram mais intensas, duas pessoas morreram. Uma jovem de 21 anos morreu soterrada em Camaragibe. Em Paulista, uma idosa de 77 anos caiu e sofreu hemorragia ao tentar ajudar a filha a tirar os móveis da casa alagada.
A Defesa Civil informou que ainda não é possível precisar a quantidade de famílias desabrigadas no estado. Elas estão sendo retiradas das áreas de risco por equipes dos Bombeiros e de assistentes sociais.
Em Pombos, houve um deslizamento de barreira na altura do quilômetro 62 da BR-232. Uma faixa da rodovia está interditada. Em Ipojuca, no distrito de Camela, uma barreira caiu na PE-60, perto do engenho Arimbi, por volta das 2h40m desta terça-feira.
Nesta segunda, os moradores de Rio Formoso que viviam na área onde o rio transbordou foram removidos para uma escola pública, que teve as aulas suspensas. Ainda não foi possível, segundo a Prefeitura, contabilizar o total de desabrigados. Há quase dez anos o rio Formoso não subia tanto.
A situação é crítica também no hospital e maternidade do município. A água chegou a invadir a recepção do local e, por precaução, muitos pacientes foram transferidos para o hospital de Sirinhaém. O prefeito de Rio Formoso, Hely Farias, informou que o hospital da cidade vai permanecer fechado de forma preventiva.
Na última sexta-feira, os moradores de Barreiros também foram vítimas das cheias. O nível do Rio Carimã subiu mais de dois metros e deixou diversos bairros debaixo d'água. Segundo a Defesa Civil, cerca de 150 famílias ficaram desalojadas e estão em casas de parentes. Algumas delas tinham acabado de recuperar os estragos do ano passado, quando enchentes arrasaram a região.
A chuva traz o medo de uma nova enchente. No mês de junho do ano passado, a água devastou toda a Mata Sul. Ao todo, 41 municípios foram atingidos pela cheia de quatro rios e 27 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas. Na ocasião, muitas casas em Barreiros foram cobertas pela água.
De acordo com o Instituto de Meteorologia de Pernambuco, no município de Palmares, um dos mais atingidos pelas chuvas - no ano passado e este ano -, choveu 240mm da última segunda para esta terça, mais do dobro que o esperado para o mês de maio todo, que seria 100mm.
Nos dois primeiros dias de maio choveu 108 mm, 34% do esperado para o mês inteiro, que é de 320 mm. É o que aponta o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), cuja previsão é de mais chuva, pelo menos até a próxima quinta-feira em todo o estado.



© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário