domingo, 13 de março de 2011

Comércio Brasil terá estande na Feira do Empreendedor

Comércio Brasil terá estande na Feira do Empreendedor


Um fabricante de cosméticos da Grande Curitiba planejava expandir seus negócios. Então buscou informações e ficou surpreso ao constatar que seus produtos são muito bem aceitos no Rio Grande do Norte. Outro empresário, do setor de confecção, também do Paraná, analisou a demanda dos consumidores de Recife, em Pernambuco, e entendeu que aquele estado seria um mercado potencial. Durante a análise de mercado, no entanto, descobriu que seu produto não estava adequado ao consumo.

Os dois empresários são atendidos, no Paraná, pelo projeto Comércio Brasil e suas histórias mostram que a busca por novos canais de comercialização é uma tarefa que exige conhecimento e precisão. Auxiliar as micro e pequenas aptas a comercializarem produtos e serviços para todo o Brasil é a proposta do Comércio Brasil, uma iniciativa nacional do Sebrae, que terá estande específico na Feira do Empreendedor 2011 - Paraná, realização do Sebrae/PR em Curitiba, entre 17 e 20 de março, no Expo Unimed.

O Comércio Brasil é um projeto que facilita o acesso e o relacionamento sustentável entre as micro e pequenas empresas e novos canais de comercialização. Para alcançar esse objetivo, uma rede interestadual de agentes de mercado, profissionais credenciados e treinados pelo Sebrae, identificam novas oportunidades de negócio em todo território brasileiro.

A meta é a abertura de novos mercados para as empresas que participam do Projeto, utilizando como principais canais: revendedores, atacadistas, varejistas e representantes comerciais. O Comércio Brasil atende grupos de empresas e empreendedores apoiados pelos projetos Sebrae na indústria, agronegócios, comércio e serviços.

Marcos Junitsi Uda, consultor do Sebrae/PR, conta que, no Estado, são atendidas por volta de 60 empresas. “O Comércio Brasil visa fomentar negócios, acompanhar e monitorar os resultados das pequenas empresas. O Projeto está no Paraná desde 2009. Notamos que os participantes tiveram aumento de faturamento, entre outros resultados. Somente no último semestre de 2010, o volume de negócios, realizados por meio do projeto, ultrapassou R$ 380 mil”, destaca Uda.

O consultor do Sebrae/PR explica que o estande do Projeto Comércio Brasil, na Feira do Empreendedor, levantará dados de revendedores, atacadistas, varejistas e representantes comerciais visitantes. Após a fase de coleta de dados, as informações serão repassadas para 25 empresas assistidas pelo Sebrae/PR. “Durante o evento, também atenderemos empresas interessadas em saber como ingressar e como funciona essa iniciativa”, afirma Uda.

A ‘rede’ criada pelo Projeto Comércio Brasil beneficia companhias varejistas, permitindo que acessem a dezenas de fornecedores, de seu estado e de outros. Isso possibilita que desenvolvam melhor seu mix de produtos e busquem alianças estratégicas para ampliar a satisfação de seus clientes.

As micro e pequenas empresas interessadas em participar do Projeto passam por um diagnóstico, no qual são avaliadas questões relacionadas à produção e mercado, identificando suas forças e potencialidades. Essa análise visa identificar se a empresa está realmente apta a atender às necessidades do mercado estadual ou interestadual, proporcionando aos seus parceiros do varejo, condições de negociação competitivas.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor 2011 – Paraná é uma realização do Sebrae/PR, com o patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Prefeitura de Curitiba. O evento acontece de 17 a 20 de março no Expo Unimed, na Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5.300, Campo Comprido – Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário