sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Corisco e Dada em Gravatá



Sempre quis ver esse filme, não conhecia essa história, só a deLampião e Maria Bonita. Corisco & Dadá foram outra dupla de cangaceiros no mesmo período de Lampião e Maria Bonita, inclusive eles foram amigos por um tempo, depois tiveram uma desavença e andaram separados.


Corisco foi cobrar uma dívida com um conhecido, viu lá a filha, a Dadá, ainda adolescente, e pediu ela como pagamento da dívida. A primeira vez de Dadá foi violenta e cruel, mas depois ele foi conquistando-a e ela passou a amá-lo. O filme é bem violento como era a vida dos cangaceiros nessa época. Os homens do governo que os perseguiam eram igualmente cruéis e violentos.


 Dadá enterrou três filhos no sertão, nenhum filho dela sobreviveu nas eternas fugas com pouca água e muito calor, são muito dolorosas as cenas que ela descobre os filhos mortos em seus braços.


Há várias fotos de Corisco e Dadá na internet.

 Aquele filme que fizeram de Lampião e Maria BonitaCorisco e Dadá também participaram. Fiquei surpresa em saber que Dadá conseguiu sobreviver em uma tocaia. Nessa tocaia ela mesma amputou o pé dela muito atingido por balas. Dadá morreu em 1994, há inclusive na internet uma foto dela velhinha. Os maravilhosos Chico Diaz e Dira Paes que fazem Corisco & Dadá. Outros do elenco são: Virgínia Cavendisch, Regina Dourado, Antonio Leite e Denise Milfonti. A trilha sonora de Toinho Alves é belíssima e é interpretada peloQuinteto Violado!
Cine Mais Cultura Joaquim Didier será inaugurado segunda-feira em Gravatá

Cinema e cultura ao alcance de todos. Na próxima segunda-feira (07/02) a Prefeitura de Gravatá / Secretaria de Turismo inaugura o Cine Mais Cultura Joaquim Didier um projeto que tem o apoio do Ministério da Cultura e objetiva levar o que há de melhor da sétima arte para perto da comunidade. A inauguração será às 16 horas no Auditório / Teatro Nossa Senhora das Graças, localizado na Escola de Referência em Ensino Médio de Gravatá – EREMGRA, situado à Avenida Cícero Batista de Oliveira s/n.

As exibições acontecerão todas as quartas-feiras no período da tarde e o cinema é aberto para toda a população. De acordo com o gerente de cultura de Gravatá, João Gabú, os filmes apresentados no Cine Mais Cultura são todos longa metragem e nacionais, “Todos os filmes apresentados neste cinema são nacionais, temos que valorizar nossa cultura e a arte de nosso país”, salientou João Gabú.

Na inauguração será exibido o filme “Corisco e Dada” uma comédia bem interessante que vale a pena assistir. O Capitão Corisco (Chico Diaz), conhecido como Diabo Loiro, famoso por sua crueldade, valentia e beleza, rapta Dadá (Dira Paes) quando ela tinha 12 anos de idade, jogando-a na difícil vida do cangaço. A partir desse acontecimento, a vida de Corisco se transforma por completo. Ele é um condenado de Deus cuja missão é lavar com sangue os pecados do mundo. Dadá, que a princípio o odiava, descobre o companheirismo, entre lutas e dificuldades, e vê o ódio transformar-se em amor. E é o seu amor que humaniza Corisco, livra-o da condenação divina e determina a sua nova história sangrenta e trágica.

A inauguração será às 16 horas no Auditório / Teatro Nossa Senhora das Graças, localizado na Escola de Referência em Ensino Médio de Gravatá – EREMGRA, situado à Avenida Cícero Batista de Oliveira s/n.

Nenhum comentário:

Postar um comentário