
O evento começa na quinta-feira (21), às 22h, na Praça da Matriz com uma das novidades da Semana Santa de 2011: a Noite do Blues. São cinco bandas - duas do Recife e três de Gravatá - que tocarão clássicos do gênero. "A quinta-feira será feriado e a cidade já contará com boa parte do público que vem para a Semana Santa. Escolhemos o blues por ser um estilo mais calmo e apropriado para abrir os festejos", explica Ricardo Guerra, secretário de Turismo de Gravatá. Apresentam-se as bandas Big John Siqueira & Midnight Man Blues, Renato Déak & Rat Blues Band, Fidibass, DNA2 e Road Back Home.


Com uma programação eclética, que vai da música religiosa ao blues, passando pelo forró e contando com artistas consagrados do cenário nacional, a Semana Santa de Gravatá promete seguir a tradição de ser uma das mais importantes festas do calendário turístico do Estado. Este ano as duas principais atrações serão a cantora Paula Fernandes, que se apresenta na sexta-feira (22) e o músico Zeca Baleiro, que faz show no sábado (23), ambos no palco que será instalado no pátio de eventos da praça Chucre Mussa Zarzar.
No sábado, às 22h, o show começa com o forró da Banda Capital do Sol. À 0h quem sobe ao palco é o cantor maranhense Zeca Baleiro e a festa se encerra com Luís, ex-integrante da dupla Luís & Davi. No palco secundário se apresentará o cantor Nilson Jr.
O Prefeito Ozano Brito destacou a programação com espaço para a parte religiosa. “Estamos contemplando a sexta feira com o show do Padre João Carlos, isso é importante por que você reúne a religiosidade respeitando o calendário da Igreja”. Ele também falou das parcerias e reuniões com órgãos de segurança. “Parcerias também são fundamentais. Nós já nos reunirmos com 20 entidades públicas e privadas, para poder dar para o turista e o povo de Gravatá a melhor tranquilidade. Aumentamos o efetivo de limpeza pública nesse período em mais de 50 homens, recuperando estradas e condomínios e pedimos ao Governo do Estado a limpeza e manutenção do trecho da BR 232”.
A cidade já está preparada para receber os cerca de 100 mil visitantes que são esperados. Haverá reforço no policiamento, atendimento à saúde e fiscalização de trânsito, bem como de serviços básicos como fornecimento de água e energia elétrica. Todo o esquema foi dimensionado em reuniões entre a Prefeitura e órgãos como Celpe, Compesa, polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Detran e Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER).
A fiscalização de alcoolemia no trânsito será o principal mote da fiscalização, uma vez que Gravatá, além de tradicional ponto de concentração da Semana Santa, é ponto de passagem para Fazenda Nova. O Detran estará presente com 75 agentes de trânsito e dois guinchos. "Vamos fazer blitze dentro e fora do perímetro urbano de Gravatá e nossa orientação é agir com total rigor com relação ao uso de álcool por motoristas", explica Paulo Paes, coordenador de fiscalização do Detran. Dentro da cidade haverá ação conjunta da Polícia Militar, Detran e Guarda Municipal para garantir fluidez no trânsito.
A segurança pública será reforçada. De acordo com o comandante da 5 Companhia Independente, Major Ângelo da Silva, o efetivo será de 120 homens divididos em toda área da cidade, com concentração no pátio de eventos, onde haverá quatro plataformas de policiamento. A Policia Civil estará presente com o plantão local e a Delegacia Móvel, que ficará no pátio para registro de ocorrências. O Corpo de Bombeiros atuará com duas plataformas, um carro anti-incêndio e uma unidade de atendimento pré-hospitalar.
O abastecimento de água será reforçado em 30% na cidade durante o período das festas, e a Celpe reforçará o fornecimento de energia com três geradores extra. "A estrutura é grande mas a nossa parceria com todos os órgãos garante que tudo funcione a contento e que a Semana Santa seja, como todos os anos, um evento tranquilo para todos os que forem a Gravatá", finaliza o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário