segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Prefeitura do Recife investirá em gel nas áreas de risco para conter barreiras

O prefeito do Recife, João da Costa, reuniu todas as secretarias envolvidas no Projeto Guarda-Chuva na tarde desta quinta-feira (27), no edifício-sede, para começar a definir as ações da Operação Inverno 2011. Poucas novidades foram anunciadas, já que o plano consolidado só será apresentado daqui a 15 dias. Mas a prefeitura adiantou que a utilização do gel - testado na contenção de barreiras no ano passado - foi totalmente aprovada e será ampliada este ano.
Em 2010, o gel foi utilizado em 12 encostas - totalizando uma área de cerca de 1500 m². Para este ano, a expectativa é de aplicar a alternativa em cerca de 40 mil m², ao longo dos 3.408 pontos considerados de risco para deslizamentos na cidade. Para a compra do produto - que é importado, a prefeitura estima investir cerca de R$ 2 milhões.
De acordo com o prefeito, além de melhor para o meio ambiente, a substituição da lona pelo gel também traz menos custos para os cofres municipais, já que o produto só precisa ser reposto em 20% e tem duração de cinco anos. "Sabemos que a lona tem um efeito moral muito forte, pois as pessoas conseguem visualizar, mas os testes comprovaram a maior eficácia do gel, além dele ter apresentado melhor custo-benefício. A lona precisa ser recolocada de tempos em tempos e o gel tem um tempo de aproveitamento maior", explicou João da Costa. 
Outra novidade anunciada nesta tarde é que a prefeitura está antecipando todo o calendário preventivo como forma de se preparar antecipadamente para as chuvas do período. "Estaremos com o monitoramento das áreas de risco todo atualizado em março, dois meses antes do habitual", disse o prefeito.Serão investidos, ao todo, cerca de R$ 36 milhões.
Pela previsão dos institutos de meteorologia, deve chover, no Recife, uma média de 300 milímetros nos próximos três meses. O problema, segundo o secretário de Planejamento e Obras do Recife, Amir Schvartz, é quando esse quantitativo se concentra em poucos dias. "Temos observado a situação em outros municípios brasileiros, inclusive no nosso estado, que sofreram por causa do grande volume de água em poucos dias de chuva. Isso não mostra falha no sistema de escoamento, já que ele funciona - tanto que a água escorre assim que a chuva dá trégua. Mostra é que os sistemas de drenagem e saturação do solo estão trabalhando em um ritmo diferente. Apesar da nossa previsão ser abaixo da média histórica, estamos nos preparando também para essa possibilidade", explicou o secretário.
Dentro de 15 dias a Operação Inverno 2011 deve estar pronta e será anunciada pela prefeitura.
Fonte : JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário